A importância da Análise de Causa & Efeito
- Sergio Lima
- 7 de jan.
- 2 min de leitura
A importância do estudo da análise de causa e efeito...
Muitos problemas em Sistemas Hidráulicos têm sintomas de deficiência de lubrificação, sendo necessário definir causa raiz, como no exemplo a seguir.
Alguns modelos de bombas de engrenagens não possuem rolamentos, somente mancais e buchas. Onde a lubrificação acontece pelos canais de lubrificação.

Nesses tipos de bombas hidráulicas, isso significa que esses canais de lubrificação necessitam se comunicar com a linha de sucção.
Em outras palavras, é fundamental que o fluido que esteja chegando nestes canais de lubrificação venha da linha de sucção da bomba.
“O fluido da linha de sucção deve se encontrar na temperatura ideal para permitir boa lubrificação e refrigeração”.

Observe que o canal de lubrificação deve se encontrar direcionado para a linha de sucção (linha cor verde) da bomba hidráulica.
Um dos erros é direcionar o canal de lubrificação para a linha de pressão (linha cor vermelha) da bomba.
Quando ocorre esse tipo de erro de configuração de montagem, os mancais, buchas e eixos passam a ser lubrificados e refrigerados com fluido sobre pressão elevada e consequentemente sobre elevada temperatura.
Essa deficiência de lubrificação e refrigeração acelera desgastes, provocando aumento de partículas após o filtro da linha de sucção.
Altos custos com constantes paradas e falhas no sistema hidráulico são gerados pela causa da falha ou dano não ter a sua origem investigada.
Antes de se reparar ou substituir uma unidade, componente ou peça,
uma análise de causa e efeito deve ser concluída.
“PARA AS EMPRESAS, APLICAR ESSE CONHECIMENTO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE FALHAS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SISTEMAS HIDRÁULICOS DETERMINA GANHAR OU PERDER CONTRATOS”.

Observe que a configuração de montagem acima está definindo que se trata de uma bomba hidráulica e não um motor hidráulico.
O pórtico de maior diâmetro se encontra conectado a linha de sucção (linha verde), permitindo que uma parte do fluido proveniente do tanque hidráulico seja utilizado para lubrificação e refrigeração, se comunicando com os canais de lubrificação dos mancais da bomba hidráulica.
Os canais de lubrificação foram montados posicionados em direção a linha de sucção da bomba justamente para receber o fluido proveniente do tanque hidráulico.

“Tecnicamente se tratando da configuração interna de uma bomba hidráulica unidirecional”
E aí? O que você acha do estudo de análise de causa e efeito? Compartilhe conosco!
Comentarios